Após adesão de Belitardo à base governista, presidente da Câmara assume o União Brasil

ACM Neto, vice-presidente nacional do União Brasil, decidiu retirar o controle do partido em Teixeira de Freitas das mãos do prefeito Marcelo Belitardo, reeleito em 2024 pela sigla. Essa medida é uma reação à adesão de Belitardo à base do governador Jerônimo Rodrigues, formalizada após articulação do secretário estadual de Relações Institucionais, Adolpho Loyola (PT) e do deputado federal Gabriel Nunes (PSD).
Com a mudança, o vereador Jonatas dos Santos (MDB), presidente da Câmara Municipal, assume o comando do União Brasil na cidade e também terá o controle do DC e do PRB, siglas menores aliadas ao ex-prefeito de Salvador.
No entanto, Lúcio Vieira Lima, presidente de honra do MDB da Bahia, confirmou que a sigla não irá aderir à base de Belitardo, mesmo com o apoio deste a Jerônimo. “O fato de o prefeito resolver virar governo no plano estadual não quer dizer que ele apagou o passado e foi perdoado. Não é assim que funciona”, declarou o emedebista.
Em 2024, o MDB lançou o ex-deputado Uldurico Júnior como candidato à Prefeitura de Teixeira de Freitas, que acabou na segunda colocação nas eleições.