Primeiro fim de semana do outono deve ter volta de manhãs frescas e chuva em grande parte do Brasil

O primeiro fim de semana do outono deve ter a volta de manhãs frescas e chuva em grande parte do país.
🍁A nova estação deve início às 6h01 de quinta-feira (20) e deve ser de temperaturas acima da média em boa parte do país. (veja mais detalhes abaixo)
Para o fim de semana, Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, destaca que algumas regiões podem ter mudança no tempo ao longo do fim de semana.
Sul
Aos poucos, a área de alta pressão que vinha mantendo o tempo firme e frio pela manhã vai se deslocando para o oceano.
Esse movimento deve gerar duas consequências principais no clima na região:
- Aumento nas temperaturas – as temperaturas devem voltar a subir, principalmente durante a parte da tarde. Está previsto o retorno dos dias de amplitude térmica, isto é, com manhãs e noites mais frias e tardes mais quentes.
- Retorno da chuva – no sábado (22), alguns locais em Santa Catarina e no Paraná podem ter chuva pontualmente forte. No domingo (23), volta a chover também no Rio Grande do Sul.
Sudeste
O tempo deve seguir semelhante ao observado nos últimos dias, com manhãs já um pouco mais frescas e o retorno da amplitude térmica característica do outono.
No domingo, pode voltar a chover forte, principalmente em São Paulo. No Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte de Minas Gerais, a chuva deve perder força ao longo dos próximos dias.
Centro-Oeste
A previsão é de calor e pancadas isoladas na região. De acordo com Luengo, pode chover forte, principalmente no Mato Grosso.
Norte e Nordeste
O clima segue bastante parecido com o observado nas últimas semanas nas regiões, com a atuação constante da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
➡️ A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é um encontro de ventos na região do Equador. É dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva em parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Tocantins e oeste da Bahia são os locais que devem registrar as chuvas mais fortes. Já no Acre, a chuva deve dar uma trégua.
Tendências para o outono
A transição entre o verão e o inverno, normalmente caracterizada por chuvas mais escassas no interior do Brasil e temperaturas amenas, vai se estender até às 23h42 de 20 de junho.
De acordo com a Climatempo, a tendência para o outono de 2025 é uma estação de chuvas dentro da média e temperaturas acima do esperado para esse período do ano. (veja nos mapas abaixo)
Vinicius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, destaca que, apesar do calor previsto, o país deve ter dias de grande amplitude térmica. Além disso, é mais improvável a ocorrência de ondas de calor durante os meses de outono.